1- 2015- 1ª Aplicação
No final do século XX e em razão
da ciência, produziu-se um sistema presidido pelas técnicas da informação, que
passaram a exercer um papel de elo entre as demais, unindo-as e assegurando ao
novo sistema uma presença planetária. Um mercado que utiliza esse sistema de
técnicas avançadas resulta nessa globalização perversa.
Santos. M. Por uma outra
globalização. Rio de Janeiro: Record, 2008 (adaptado).
Uma consequência para o setor
produtivo e outra para o mundo do trabalho advindas das transformações citadas
no texto estão presentes, respectivamente, em:
a) Eliminação das vantagens
locacionais e ampliação da legislação laboral.
b) Limitação dos fluxos
logísticos e fortalecimento de associações sindicais
c) Diminuição dos investimentos
industriais e desvalorização dos postos qualificados
d) Concentração das áreas
manufatureiras e redução da jornada semanal.
e) Automatização dos processos
fabris e aumento dos níveis de desemprego.
A expansão da revolução
tecnocientífica informacional e o desenvolvimento do modelo flexível de
produção transformaram o processo produtivo por meio da introdução da
robotização, ampliando, assim, o nível de desemprego.
Gabarito: e
2- 2015- 1ª Aplicação
Quanto ao “choque de
civilizações”, é bom lembrar a carta de uma menina americana de sete anos cujo
pai era piloto na Guerra do Afeganistão: ela escreveu que — embora amasse muito
seu pai — estava pronta a deixá-lo morrer, a sacrificá-lo por seus pais. Quando
o presidente Bush citou suas palavras, elas foram entendidas como manifestação
“normal” de patriotismo americano; vamos conduzir uma experiência mental
simples e imaginar uma menina árabe maometana pateticamente lendo para as
câmeras as mesmas palavras a respeito do pai que lutava pelo Talibã — não é
necessário pensar muito sobre qual teria sido a nossa reação.
A situação imaginária proposta
pelo autor explicita o desafio cultural do (a)
a) prática da diplomacia.
b) exercício da alteridade.
c) expansão da democracia.
d) universalização do progresso.
e) conquista da autodeterminação.
A questão
contempla conceitos da antropologia, já que trabalha “a questão do outro”
(alteridade). O pai americano disposto a morrer é herói, em contrapartida, o
pai islâmico disposto a morrer é considerado, pela lógica ocidental,
terrorista.
Gabarito: B
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